domingo, 13 de junho de 2010

Copa do Mundo 2010 - dias 1 e 2

Dia 1 - Grupo A

Áaaaaaaaaaaaaaaaaafrica!!!

Muita festa, muito oba-oba e futebol? hm... futebol ehr.... é... A festa foi boa vocês viram? Era o que dava pra esperar, o grupo A é tecnicamente o mais equilibrado da copa, nivelado por baixo, embora seja o único que tem 2 campeões mundiais.

África do Sul e México fizeram um jogo razoável, o México tem alguns bons jogadores, na frente, Dos Santos e Vela são atacantes de qualidade reconhecida, mas tem sérias deficiências, como o goleiro, Pérez é fraquíssimo, não acompanhei a temporada mexicana, mas Ochoa sem um braço ainda é melhor do que o último dos goleiros baixinhos.Fora isso o México tem um time bastante honesto.



A Postura Sul-africana foi muito boa na segunda etapa, o jogo foi bem equilibrado, Parreira tem mais duas chances de conquistar a primeira vitória por uma seleção que não a Brasileira, e pelo futebol exibido no outro jogo, é bem provável que isso aconteça.


No jogo de 3 títulos mundiais, e que tinha como outro atrativo ter os dois jogadores da copa com mais gols na carreira (Abreu e Henry, ambos no banco), houve um fracasso. É visível que Domenech não tem o time na mão, a parte da qualidade dos jogadores, vê-se que a França não demonstra um bom futebol coletivo. Gorcuff é um excelente jogador, mas ainda está longe de lamber as botas de Zidane. Ribery vem de uma temporada abaixo do padrão, assim como Henry. Malouda, que fez uma temporada excelente mereceria a titularidade, mesmo que isso sacrificasse Ribery à Ponta-Direita, ocupada na partida por um inoperante Govou. 

Quanto ao Uruguai, é aquilo mesmo, toca no Forlan pra ver se resolve, Suárez é um atacante promissor, embora o sucesso de seus predecessores na condição de artilheiro do campeonato holandês (Afonso Alves e Huntelaar) gere desconfiança sobre a real capacidade. A falta de qualidade no meio campo mina seriamente as possibilidades da empresa.

Dia 2 

 A Coréia do Sul é notadamente um time veloz, mas a inocência das defesas de países não-centrais geralmente é um motivo de pé atrás. A partida contra a Grécia era um teste, e os coreanos foram aprovados. Ponto para eles. Já a Grécia fraquejou, não mostrou a capacidade defensiva que marcou o time desde 2004, o 8-1-1 que garantiu o título europeu. O ataque também é fraco, depende demais das bolas aéreas.

No Grande jogo do grupo, a Argentina mostrou sua cara, 4 jogadores que apenas defendem e toda a capacidade ofensiva está concentrada na habilidade dos meias. Messi fez uma boa partida, mas pode ser ainda melhor. Higuain não mostrou toda a capacidade nas conclusões. A Nigéria teve algumas chances, mas o grande destaque do time foi mesmo o goleiro Eneyama com suas grandes defesas. O próximo jogo entre Coréia e Nigéria deverá definir o segundo classificado do grupo.

O último jogo do dia foi o embate entre a poderosa seleção inglesa, e a bem-organizada seleção americana. O estilo de jogo inglês apareceu logo, com os alas se destacando bastante na movimentação ofensiva. O Gol aos 4 minutos mostrou uma fragilidade da seleção americana, surgindo numa cobrança de lateral. Os americanos não sentiram o baque e foram à luta, equilibrando as ações do jogo e empatando ainda no primeiro tempo com a valiosa colaboração do goleiro (o ponto fraquíssimo do time) inglês. Veio o segundo tempo, mostrando ações bem equilibradas e um bom destaque para o goleiro norte-americano Tim Howard., eleito homem do jogo. Na minha opinião faltou participação dos dois homens de meio, Gerrard muito preso à marcação e Lampard apagado (perdão sucumbi à piadinha), Rooney também pode aparecer mostrando mais do seu futebol. Não foi a seleção inglesa que esperávamos ver, forte como nas eliminatórias, mas por outro lado, a  boa notícia é que o trabalho norte-americano não degenerou desde a excelente campanha da Copa das Confederações, o time de Bob Bradley equilibrando o jogo e tendo inclusive a principal chance do segundo tempo com Altidore. Os Yankees ainda podem padecer de alguns outros problemas, como a falta de talentos individuais e a falta de forma de Onyewu, o zagueiro do Milan não joga a 7 meses devido a uma lesão.

Voltamos amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário