segunda-feira, 5 de julho de 2010

Renovação

Em breve deve ser anunciado o nome do novo treinador da antiga SeleDunga, o nome mais cotado é o de Leonardo, que embora 750 vezes mais inteligente que o anão, de ter um trato muito melhor e uma experiência pregressa infinitamente maior (vamos assumir que qualquer coisa dividida por zero, diferente de zero, seja infinito). Mas eu não venho até aqui falar sobre o xará que cotovelou o Tab Ramos, a questão é a seguinte: renovação.

Não acho que o Dunga fez errado de não convocar Neymar e Ganso na reta final, acho que o erro foi não testá-los, nem fazer o mesmo com jovens como Carlos Eduardo e Renato Augusto, que tem talento e futebol que os habilitaria a África do Sul.

Nos 4 semifinalistas, destacamos a juventude. Na Alemanha, mais pronunciada, Kroos, Badstuber, Tasci, Boateng, Khedira, Ozil, Marin e Müller, todos, a exceção de Badstuber haviam sido testados recentemente, todos jogadores com menos de 23 anos, idade na qual o Brasil só tinha Ramires. No caso de Badstuber há um parentese a se fazer, aos que defendiam a convocação de Ganso e/ou Neymar apenas para a última partida. A idade é a mesma, mas o nível dos adversários é diferente, enquanto o Santos encantava o Brasil batendo o Monte Azul por 5x0, Badstuber dava show sendo campeão alemão e enfrentando Man United e Inter de Milão na Liga dos Campeões.

Outro ponto interessante sobre a Alemanha é a constância de renovação, o grande número de jovens é uma novidade, mas eles sempre estiveram lá, do atual time, Jansen, Schweinsteiger, Lahm e Metersacker estiveram na copa de 2006, destes o  mais velho é o capitão Lahm, que completará 27 este ano, os outros são /84 e /85. A renovação é um processo constante.

A Holanda mostra um time com várias peças de 2006, dentre os jovens, destaque para Sneijder, Van der Vaart, Van Persie e Robben, hoje com 26 anos, o goleiro Stekelemburg, que completa 28 este ano, também estava lá (mas era reserva, diferente dos demais)

A Espanha contava com Torres e Iniesta, dois dos melhores jogadores do mundo hoje, aos 26 anos, Fábregas, 23, e Sérgio Ramos, 24, também estavam neste time. A Espanha de hoje tem também Busquets e Martinez, de 21 anos, Mata e Pedro, com 22.

A base de comparação do Uruguai é mais complicada, já que a seleção não esteve na copa de 2006, usando a Copa América 2007, em que se classificaram em quarto lugar, temos Godin, Fucil, Gargano e e Maxi Pereira, além destes a seleção coloca a nova geração com nomes como Suarez (23), Lodeiro (21), Cáceres (23) e o próprio Fernando Muslera, goleiro de apenas 24 anos. 

E a renovação brasileira está aí, por mais que queiramos, Julio César, Juan e Lucio terão 35 e 36 anos na próxima copa, enquanto os Excelentes Thiago Silva e Miranda terão 28, Victor terá 31, Denílson e Renato Augusto terão, 26, mesma idade de Ramires, Ganso e Pato terão 25 a nossa geração começa perdendo destas 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário