quarta-feira, 24 de março de 2010

Pela Revitalização da Gávea





Hoje tivemos um Flamengo x Tigres no Carioca com vitória de 3 a 1 para o Mengão, o que não me dá nada de excepcional para comentar. Ficaria nisso se o público do jogo não fossem miseráveis dois mil pagantes, o que é uma vergonha para a nação. Pegando o Estadual como um todo, não há vantagem alguma em alugar o Maracanã ou no Engenhão (se é que este é alugado) para um público tão pequeno, que no caso de hoje, mal encheria o nosso Estádio da Gávea.

Sei de todos os problemas que a Gávea tem no que diz respeito a acessibilidade, segurança e outros aspectos. Mas será que nem vale a pena pensar na revitalização do estádio para esses jogos de pouca importância? A única opção é realmente alugar o Engenhão para menos de 8000 pessoas, que é a capacidade máxima do José Bastos Padilha? Eu gostaria muito de ver um projeto (ou até participar de um) para prever o custo desse investimento. No projeto, eu focaria a colocação de um novo gramado e uma reconstrução das arquibancadas. Não sei se é o caso de criar novas entradas, porque a idéia é usar o estádio em jogos onde não há público grande.

Como fonte de lucro, além dos próprios jogos do Flamengo, haveria uma revitalização da loja oficial da sede e um possível aluguel do estádio para times pequenos realizarem suas partidas, eventualmente abrindo jogos para o Flamengo. Também haveria o retorno do público local (onde se concentra boa parte dos sócios do clube) à lista de pagantes do Flamengo, pelo fato de tornar a ida ao jogo um programa mais "família".

Lembrando que tudo que eu disse aqui é válido para o Fluminense e o Estádio das Laranjeiras. É a hora de aproveitar a volta do prazer pelo futebol dos cariocas para fazer este tipo de investimento.

Ou alugar o Moça Bonita, que certamente vai ter mais de 2 mil flamenguistas em qualquer jogo.

7 comentários:

  1. Não sei se vc tem lido as notícias, mas o projeto da diretoria é investir no Ninho do Urubu. Não me lembro bem das cifras, mas acho que querem por lá uns 4 milhões, o que me pareceu razoável pelas obras que querem fazer. Como centro de treinamento para o time e para as divisões de base, é muito melhor ter uma infra-estrutura com espaço.

    Sobre o uso da sede da Gávea, tenho minhas dúvidas. Há problemas político-bairrais ali. Acho que pop. do Leblon e da Gávea nao ficaria mto feliz, por assim dizer.

    Se fosse uma gestão séria, que desse a certeza de aplicar os recursos, eu sugeriria vender a parte onde fica hoje o estádio, e manteria só como sede social do clube, talvez alguns esportes amadores, como remo, natação (que precisa ter vários pontos de treinamento) e a ginástica olimpica (dentre outros).

    A grana que esse terreno vale, numa região esgotada de expansão imobiliária nao resolveria o problema do clube, mas daria um bom adianto.

    abraço!

    ResponderExcluir
  2. DEFENDO A CONSTRUÇÃO DO ESTÁDIO, BEM COMO ,TODA A REVITALIZAÇÃO DA GÁVEA. O MOMENTO É ESTE JÁ QUE ESTAMOS COM A TAREFA DE REALIZAR A COPA DE 2014.AS MUDANÇAS ESTRUTURAIS NA CIDADE TERÃO QUE OCOORRER PRINCIPALMENTE ÑO QUE TOCA O TRANSITO DO RIO, PORTANTO NÃO VEJO PROBLEMA NA CONSTRUÇÃO DO ESTÁDIO NA GÁVEA.O EXEMPLO CLÁSSICO DE QUE O SONHO É VIÁVEL É DO ESTÁDIO SANTIAGO BERNABEU SITUADO NO CORAÇÃO DE MADRI E QUE NÃO TRAS PROBLEMA ALGUM PARA A POPULAÇÃO QUANDO O REAL MADRI REALIZA SEUS JOGOS. VAMOS PENSAR GRANDE!ABRAÇO,DENNIS SACCHETTI.

    ResponderExcluir
  3. Bem, eu acredito que a revitalização da Gávea poderia ocorrer mesmo com a revitalização do ninho do urubu, esse povinho da ZS tem que acatar que ali é a casa do maior do mundo, né? Mas o maioral mengão tem que ter noção que ali é um bairro nobre e teria de fazer algo direito. Pena que, como foi citado, nossa gestão não é séria, definitivamente.

    Eu gostaria de saber se o ninho do urubu está 50% pronto pelo menos. Faz um tempinho que ñ vejo notícias disso.

    Agora, se querem saber, o Estádio do Bangu lotaria tranquilamente com um jogo do mengão, mas os times grandes não jogam lá, sabe-se lá pq.
    Uma pena!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com que foi dito pelo amigo acima, pq A revitalização do estadio da Gavea tem que haver com a identidade da Nação Rubro Negra, pq se voltarmos no tempo uns 10 anos eu sei pq lá estive presente o Flamengo realizava jogos com 5000 pagantes na Gavea tranquilamente, eu acho uma excelente ideia, principalmente para os jogos dos Estaduais juntamente como aqueles sem grande apelo, o mesmo vale para o Fluminense com relação as Laranjeiras, e com o Botafogo para o caio martins. Ainda mais com o fechamento do Maracanã!!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que o Flamengo deve sim ter seu estádio próprio na Gavea, com capacidade de publico de no mínimo 30.000 pessoas, para não depender somente do Maracanã que não é nosso, e nos últimos anos com todos estes fechamentos tem dado enorme prejuízo ao Flamengo. O Flamengo deve se re-estruturar e realizar aquele projeto da "Arena da Gavea", com a construção da área comercial sim, e fazer todas as reformas como no projeto. Com relação a transito, toda cidade grande do pais tem esse problema, e pelo que vejo não são os jogos do Flamengo na Gavea que irão "gerar" transito na região, e nem o Shopping, hoje já tem transito lá. As autoridades tem que se reunir e resolver este problema com a construção de uma linha de "metro" por exemplo, que passe pela região ajudando a locomoção da população todos os dias e não só em dias de jogos. O Clube deve ser "modernizado" em todas as áreas para receber bem seus associados e visitantes com bastante conforto, para assim continuar crescendo e se valorizando, e juntamente com ele toda a região. Um clube como o Flamengo não pode ficar sem ter seu estádio para jogar, sempre dependendo de terceiros. Após a finalização do CT, acho que o clube deve organizar sua torcida e realizar este projeto.
    Abraços
    Roberto de São Paulo

    ResponderExcluir
  6. Recentemente li uma matéria no Portal Amo Leblon, do dia 11/09/2007, dizendo que o Governador Sérgio Cabral estaria cancelando a autorização dada pela Ex Governadora Rosinha Garotinho para construção do “Projeto Arena da Gávea”, alegando que este fere o principio de concessão do terreno efetuado na década de 30, que era de uso exclusivo para praticas esportivas, mas que o Governador aceitaria rever o projeto com a redução do publico do Estádio pela metade, assim como a diminuição do numero de lojas.
    Estranho o fato do Governador estar cancelando a autorização dada por motivo de ir contra o principio da concessão de uso do terreno, mas que ele aceita rever o projeto se reduzido pela metade. Pode ou não pode?
    No meu entender não existe meio certo ou meio errado, ou você está certo ou está errado. Ou será que existe alguma coisa por trás desta situação?
    Não quero acreditar que um Governador de Estado tenha agido como “representante” de alguém ou algum grupo contrário ao projeto, pois creio que quando à boa vontade se resolvem todas as situações e problemas. Um exemplo que vi outro dia na Internet, é do Estádio do Atlético de Madri, que tem parte de suas arquibancadas sobre a pista expressa ao lado de um rio na cidade de Madri-Espanha. Creio que esta tenha sido a solução encontrada na época para se resolver a falta de espaço.
    Quando o Flamengo foi campeão brasileiro em 2009, antes do início da partida final contra o Grêmio, fiquei assistindo ao pré-jogo no Canal SporTV, e observei o movimento da torcida indo ao Maracanã, chegando de trem ou metrô o tempo todo para lotar o estádio naquela oportunidade. Estou querendo dizer que, se a Prefeitura ou o Estado fizeram no passado este investimento para ajudar na acessibilidade ao Estádio do Maracanã, por que não faz o mesmo para os outros estádios da cidade. Digo isto não só pensando no Flamengo e outros clubes da Cidade, mas sim na população que seria beneficiada pelas linhas de Trem ou Metrô criadas, que passariam pelos estádios, resolvendo o problema de transito, e que nos outros dias estariam usufruindo deste beneficio para se deslocarem aos seus respectivos trabalhos, escolas, passeios e etc, ganhando tempo.
    Acho que os governantes de nossas cidades tem que pensar na qualidade de vida do munícipe, no bem estar da população e no seu lazer, pois estas ações estariam propiciando isto.
    Entendo que não se trata de gasto ou desperdício de dinheiro publico, e sim investimento na melhoria da Cidade, sendo que a população se beneficiaria o ano todo deste estrutura publica disponibilizada para seu uso.
    Os clubes teriam como se modernizar e melhorar a qualidade de atendimento prestado aos seus torcedores, através de estádios modernos e confortáveis, ter como melhorar suas receitas com a agregação de outros serviços, e conseqüentemente sair um dia da situação difícil em que a grande maioria se encontra atualmente.
    Outro fator a ser considerado é a geração de empregos diretos e indiretos, e também a arrecadação de mais impostos ao cofre do Município.
    Este Projeto sendo executado, vai valorizar ainda mais esta região da cidade, melhorando para todos ao seu entorno.
    Como estou verificando, se houver um bom senso e entendimento entre as partes envolvidas, todos vão ser beneficiados e sair ganhando no final.
    Abraços
    Roberto

    ResponderExcluir
  7. Acho que o clube deveria sim precionar para conseguir realizar o Projeto "Arena da Gavea". Hoje vemos que no mundo inteiro os clubes estão demolindo seus antigos estádios e construindo modernas arenas multi uso como forma de dar mais conforto ao publico e de conseguir uma renda extra com o aluguel de area comercial. A Lei de conseção de uso do terreno deveria ser atualizada de "uso desportivo" para "uso comercial e desportivo", pois se trata de uma lei dos anos 30, onde a realidade era outra. As leis foram feitas para serem adequadas as realidades e necessidades atuais, ou então o homem ainda teria o direito de matar a mulher em legitima defesa da honra em caso de traição da mesma, o que é um absurdo, não acham?. No caso do transito na região, li uma matéria que em 06.12.2006 foi inaugurado ao lado da Gávea o Shopping Leblon, posterior ao Projeto "Arena da Gavea" que é de 2005. Não sou contra o Shopping Leblon, mas acho que se pode construir este, por que não pode a area comercial do nosso projeto. O transito deve ser melhorado com a construção de linhas de metro para servir a população, agilizando o deslocamento das pessoas para trabalho, escola, compras e lazer. Vamos reunir nossa torcida e construir esse sonho.
    Roberto

    ResponderExcluir