quarta-feira, 3 de março de 2010

Um resuminho da rodada

Bem amigos do FC, depois de um pequeno sabático, estou de volta. O ABC do Futebol volta em breve em grande, com direito a rodada dupla, falar mal do Botafogo, também não vai demorar muito, mas hoje eu me reservo a alguns comentários sobre as partidas mais importantes da Data FIFA que aconteceram na semana.

Brasil 2 x 0 Irlanda
Andrews (OG), Robinho

Foi uma partida extremamente chata, sonolenta e provou o óbvio: O Brasil do Dunga não serve para jogar com times bem postados na defesa. A aguerrida Irlanda foi muito superior no primeiro tempo, tomou o gol numa jogada irregular, no segundo tempo Daniel Alves se mostrou uma aparição, o baiano está jogando demais, quem dera nós tivessmos 2, um para a meia direita, outro para a lateral esquerda, que ainda é problemática. Michel Bastos não convenceu, Gilberto não foi testado. O último e importante destaque foi a partidaça do Grafite, pegou pouco na bola, mas se movimentou bem, participou da bela jogada do gol do Robinho e tentou um gol por cobertura, muito mais do que o Adriano fez na era Dunga.

França 0 x 2 Espanha
Villa, Sergio Ramos

A vitória espanhola era barbada, 42 anos depois a fúria, com um belo uniforme azul que reedita épocas vencedoras (Euro 1964), vence os franceses na casa dos gauleses. Jogando fora do esquema "padrão", já que a equipe não tocava com Torres, Del Bosque implementou uma escalação diferente, um 4-2-3-1, com Busquets e Xabi Alonso como volantes e o trio a frente (começaram o jogo Iniesta, Silva e Cesc), uma formação que provavelmente não será utilizada no mundial (o time deve manter o 4-1-3-2), do futebol espanhol, que nos últimos 45 jogos venceu 42, empatou 2 e perdeu 1, não existe muito menos do que se esperar, com certeza serão a grande atração da copa. Já a França... que também jogou com o time que deve ser titular no mundial ainda não convence. A formação em 4-2-3-1 com Henry e Ribery nas pontas, Gorcuff pelo centro e Anelka sendo o avante é a mais provável, os nomes não são ruins, mas não há muito de esperar do time do medíocre Domenech


Alemanha 0 x 1 Argentina
Gonzalo Higuain

Pipa Higuain é bronco, zero técnica, num time que tem Messi e Tevez e ainda tem o ótimo Di Maria, teria de ser reserva. NÃO! O atacante do Real Madrid está em grande fase e faz gol de qualquer jeito, pode ser a salvação da lavoura argentina já que Messi não tem rendido com a albiceleste. O ponto negativo do time de maradona é a defesa fraca. Otamendi é uma piada, Demichellis, que já não é grande coisa se machucou hoje e pode não figurar na copa. Não gosto da formação do meio campo também, e todo mundo sabe a falta que o Riquelme faz nessa parada aí. Outro destaque argentino é o jovem Angel Di Maria, já citado e que foi titular hoje e deu o passe longo para o gol de Higuain. Os Teutões não fizeram mais do que uma partida discreta, e mantém o habitual 4-2-2-2 (parecido com o brasileiro), o resultado não chega a ser negativo para o time de Ballack, mas também não é positivo para o time de Maradona.

Inglaterra 3 x 1 Egito
Crouch (2), Wright-Phillips/Zidan

Além da Rússia, talvez uma das grandes ausências desta copa seja o time tricampeão africano. Bons talentos individuais, com destaque para Zidan, e um time bem armado dão trabalho para qualquer adversário, e não foi diferente com a Inglaterra de Capello. O Próprio Zidan abriu o placar, mas a Inglaterra, que agora é forçada a usar Baines na lateral esquerda frente ao mimimi a recusa do corno de Wayne Bridge e a grave lesão de Ashley Cole. Por sinal, falando em escândalo sexual, Terry, o vilão, foi recebido com vaias em Wembley, mas escândalo a parte voltemos ao jogo que teve sua história mudada quando Crouch (que para os comentaristas brasileiros é um grandalhão desengoçado) entrou no lugar de Defoe e fez dois dos três gols da equipe. O time titular inglês é sem dúvida um dos 5 melhores, com destaque para Rooney, que tem sido um dos principais jogadores do futebol europeu nesta temporada, mas os reservas não correspondem ao nível titular na mesma altura.


Holanda 2  x 1 Estados Unidos
Kuyt, Huntelaar/Bocanegra

A Holanda é um dos meus times favoritos, Robben é um winger extraclasse e Sneijder, sobrando no Calcio, são partes importantes do time, que ainda tem o esforçado Kuyt, o razoável Babel e o sempre machucado Van Persie. Sneijder fez uma grande partida hoje, sofreu o pênalti que ocasionou o gol de Kuyt no primeiro tempo, no segundo tempo, Huntelaar apareceu e completou o resultado. Bocanegra diminuiu para os EUA. Os 3 ex-jogadores do Real Madrid merecem muito respeito, o time da Holanda talvez não possa ser arrolado entre os favoritos pela inexperiência na defesa mas do meio pra frente é uma solução que dá belos espetáculos sempre.


29 seleções que vão a copa jogaram nessa quarta, só Chile e Coréia do Norte não, já que tiveram o jogo cancelado, Alguns resultados de destaque também são: Portugal 2 x 0 China, Coréia do Sul 2 x 0 Costa do Marfim, Paraguai 3 x 1 Athletic de Bilbao, Sérvia 3 x 0 Argélia, Itália 0 x 0 Camarões, Suíça 1 x 3 Uruguai e África do Sul 1 x 1 Namíbia (É galera, the problema was note Joel, i spoke, but iu dont bilive).

Firula

Saiu o sempre contestado Ranking FIFA, a Espanha assume a primeira posição adiante do Brasil, Holanda, Itália, Alemanha, Portugal, França, Inglaterra, Argentina e Grécia (?!?!?!)

As melhores seleções que não vão a copa são a Croácia e a Rússia (11º e 12º, respectivamente) e o Egito (17º), a anfitriã está em 81º lugar, logo atrás da Nova Zelândia e é a segunda pior no Ranking dentre as que vão à copa. A pior? A Coréia do Norte, nosso primeiro adversário.

2 comentários:

  1. aaaaahhhhhhh nãããããooooo!!!
    Ótimos comentários Léoooo, maaaaaasss
    Eu quero só que o Roberto comente 1 joguinho de leve assim
    ÓBVIOPELAMORDEDELS é o da Costa do Marfim... Cadê? Cadê? Bate no peito agora com força e diz que é melhor que Portugal! Vista calças, não vale mudar!
    Na moral, a Ivory Coast tem que dar graças a Deus se não perder pra Coréia do Norte...
    SEM MAIS!

    ResponderExcluir
  2. Continuo firme e forte na minha opinião. Um jogo não quer dizer nada.

    ResponderExcluir