quarta-feira, 28 de abril de 2010

Madrid te espera

Mourinho conseguiu. Seis anos depois, a atmosfera da final da champions tem de volta este especial personagem.


A Inter conseguiu, quase 38 anos depois, voltar à final da Champions League.

Da última vez que os nerazzurri ergueram esse troféu, Zé tinha 2 anos e o Bayern era um time da segunda divisão.

Em 65 a Grande Inter de Helenio Herrera ganharia do Benfica com um gol de Jair, 1x0, como quase todos os jogos daquele time que consagrou o catenaccio.

Rinus Michels matou o catenaccio com o time de Johan Cruyff, Cruyff injetou este gen no Barcelona.

O Ferrolho é firme, é forte, é de aço. Tem a cara de mau de Maicon, Lucio e Samuel, a aplicação de Milito e Eto'o, tem o talento de Sandro Mazzola e Jair da Costa encarnado na camisa 10 de Sneijder, Hoje foi o dia do pragmático, da raça, da luta, da disciplina, da aplicação. Hoje foi o dia do catenaccio mostrar que vive.

Aquela Inter tinha um gênio no Banco, Helenio Herrera, um dos maiores treinadores da história do futebol. Essa tem José Mourinho. Anos e milhões de dólares os separam, o talento os une.

Mourinho brotou no Barça, e voou do Barça nos tempos de Van Gaal. Van Gaal rodou o mundo e hoje está no Bayern. Começou a temporada dispensando Lucio, agora seu adversário. Todos em Madrid, num Santiago Bernabéu que ressentirá eternamente a partida de Robben e Sneijder, dois camisas 10 que poderiam ter ajudado no caminho à décima. 

Tourada, Madrid te espera.

8 comentários:

  1. O que você chama de disciplina eu chamo de covardia.

    Joguinho fraco!

    ResponderExcluir
  2. O que o Roberto chama de covardia eu chamo de futebol campeão.
    Obviamente, nota-se o quanto Roberto é excelente técnico quando, após vencer de 3x1 do melhor time da Europa em casa, partiria COM TUDO DESESPERADAMENTE PRA CIMA ATÉ A MORTE ETERNAL FODA-SE UHUL EU METO 10 }GOLS NO CAMP NOU AAAAAAHHHHHHHHHHH THIS IS SPARTA!!!! na casa do adversário pra cima. Com 1 a menos, claro, que fica melhor. Talvez com 3 atacantes. =P

    Roberto tem muita noção, claro:
    Mas é por isso que o Bayern será o campeão. Porque a Inter é um time covarde e nem um pouco disciplinada. Nem um pouco técnico. Não tem a melhor zaga do planeta. Nem o melhor goleiro. Afinal, se eu tivesse a melhor zaga, o melhor goleiro em mãos, aí que eu iria com tudo pra cima de todos. Nunca faria uso dessa arma defensiva. É apenas um time razoável e que jogou mal e eliminou todos os favoritos. (pela mídia, pois pra mim Chelsea ñ venceria nem um carioca)

    Lamento que o Barça ñ será campeão na casa do Real Madrid. Isso SIM é uma pena.

    É isso. 22 de maio.

    ResponderExcluir
  3. O Galo ganhou do Santos assim ontem, certo? E tá longe de ter um time como o da Inter.

    Se eu contasse com Sneijder e Eto'o no meu time eu jamais jogaria do jeito covarde que eles jogaram no último jogo.

    E existe uma diferença absurda entre jogar defensivamente e jogar covardemente. O Botafogo jogou defensivamente o carioca. A Inter jogou covardemente sim, sequer tentou ganhar o jogo, e isso eu condeno.

    ResponderExcluir
  4. Não vi esse jogo especificamente. Mas por outros tantos que já vi da Internazionale, e pelo que conheço do Roberto, ele tá sendo radical demais. Eu acho que futebol também precisa ser competitivo. Acho até que deve vir antes do espetáculo, desde que não descambe pra violência. Saber explorar ao máximo seus recursos é uma virtude. Feio é desrespeitar o adversário ou aniquilar a qualidade do rival de forma antidesportiva. Jogar trancado faz parte e é conseqüência de uma leitura tática feita por quem vai defender um resultado diante de uma equipe de qualidade técnica superior. Nesse caso é apenas a equipe que a meu ver joga o futebol mais envolvente do planeta. Tem só Daniel Alves, Xavi, Iniesta, Messi,... só gente que sabe jogar muito com ou sem bola. É um time contra o qual não se pode bobear, não pode dar brecha. O gol do Barcelona foi marcado por um zagueiro. Foi gol de zagueiro? Não mesmo. Ele dançou ali e fez o adversário cair sentado, desconcertado. A idéia é simples: tentar jogo franco contra um time desses é pedir pra levar uma surra. E a Inter tinha uma missão a cumprir, não era jogo festivo. Tinha uma tradição a zelar, e um desejo claro de buscar um título que não conquista faz décadas. É por essas e outras que discordo do Roberto.

    Vou lembrar da Máquina Tricolor de 1975. Era um time de exibição, apenas. Tudo bem que foi bicampeã carioca enfrentando Flamengo de Zico e Vasco de Roberto Dinamite. Mas não era competitiva a ponto de encarar times de mais pegada. Era futebol arte puro, refinado mesmo...time perfeitamente talentoso, mas sem consciência tática. Tanto que jogou muito bem e tomou um baile do então desconhecido, mas depois eternizado Internacional de Falcão, que era mais disciplinado em campo, na semifinal do Brasileiro de 1975. Não vi o jogo(nem nascido eu era), mas muita gente diz que mesmo com o Fluminense jogando bem, aquele 0 x 2 no Maracanã ficou barato.

    ResponderExcluir
  5. Roberto. O Atlético com o Santos não... É outra situação. Primeiro, porque a virtude do Galo não é defensiva(é seu camisa 9), jogava em casa. Sabia que não tinha um resultado na manga, e por isso precisava atacar, além do que exploraria uma defesa fraca como é a do Santos. Há casos e casos. Jogar covardemente na minha visão é abdicar do jogo, sem motivo nenhum, como seria caso hipoteticamente o Atlético entrasse na retranca em pleno Mineirão precisando do resultado. Aí seria covardia, e burrice também. Saber defender seus interesses é pra quem tem capacidade, desde que não prejudique o oponente. Duvido que tenha sido o caso no Camp Nou.

    ResponderExcluir
  6. Caralho, Euler, hauhuahauhauhauhauhauhauhauhauhauahuahhuahauhauhauahuahauhauhauhauahuahauhauhauahuahaua....auhauhauhauahuahauhauhauhauahuahauhaahahauhauhauhauahuah...ao infinito e além...huahauhauhauhauhauhauahuahaua...

    Agora que eu vi...simplesmente hilário o teu post. To contigo e não abro!

    Foi mal ae Roberto, mas não teve como concordar contigo dessa vez.

    THIS IS SPARTAAAAAAAAA!!!

    ResponderExcluir
  7. "Jogar covardemente na minha visão é abdicar do jogo, sem motivo nenhum, como seria caso hipoteticamente o Atlético entrasse na retranca em pleno Mineirão precisando do resultado."

    Meu ponto é que entrar numa partida entre dois dos melhores times do mundo, independente de ser dentro ou fora de casa, para NÃO fazer gol é covardia, é não jogar futebol. Entendo quem defende isso, mas é o tipo de atitude que eu condeno. E mais, a gente tá discutindo isso agora porque o Barcelona ganhou de 1 a 0. Se ganhasse de 2 a 0 e passasse, o papo ia ser que a Inter não buscou o gol em nenhum momento para tentar dificultar o Barcelona. E foi por pouco que isso não aconteceu, já que o Barcelona no 2o tempo criou ótimas chances para fazer 2 gols ou mais, mas é coisa do futebol, tem hora que a bola não entra mesmo. É claro que há as situações de meio de jogo, como a expulsão injusta do Thiago Motta. Isso justificaria se a Inter tivesse mudado de atitude no meio do jogo, mas não foi isso que a gente viu. A covardia foi tanta que só faltou ao time Italiano sair com a bola e recuar porque era proibido partir para o ataque.

    ResponderExcluir
  8. Beeemmm... Eu não tinha visto o quanto a discussão havia prosseguido enquanto eu me fudia na minha semana de provas...

    mas findada a discussão de começo da semana...

    Roberto, eu não cobrei no jogo de ida porque era cedo demais...

    Mas você não deve um post do Mengão não???

    ResponderExcluir