segunda-feira, 19 de abril de 2010

A tanguinha do Botafogo

O relato bíblico da queda do homem é a metáfora ideal para descrever meus sentimentos hoje quanto ao Botafogo. Estavamos nus e Jeová (com J de Joel ou Jefferson) nos vestiu com peles de animal. As pinturas que retratam a cena bíblica mostram roupas mínimas que só cobrem as partes púdicas, para a época tudo bem, se antes a moda era estar nu, agora, o negócio é se cobrir com a folhinha ou pelos.

A Questão é que ao longo dos anos a moda evoluiu, passamos por tunicas, calças, vestidos, saias, blusas, camisetas, ternos e paletós sports até os dias de hoje. Hoje ninguém sai vestido de folhinha ou pelo de animal. A apresentação é tudo, ternos bem cortados, blazeres elegantes, como preferir. 

O que isso tudo tem a ver com o Botafogo? Bem, entra agora.

Depois da final o nosso Ilustre presidente-amador-dentista-vendido-por-qualquer-troco falou em entrevista, publicada no globo.com que Sonha ver esse time disputando o título da libertadores 2011. Pois bem, para chegar lá é preciso primeiro uma vaga, conseguida ou pelas quatro primeiras posições do campeonato Brasileiro, ou pelo título da copa do Brasil.

Eu não sou pessimista como o meu amigo Fabio, mas sinceramente, o Botafogo foi eliminado da copa do Brasil por um time medíocre como o Santa Cruz, ganhou um campeonato carioca medíocre e que precisa ser urgentemente revisto para eliminar definitivamente a sua mediocridade. Na Final enfrentou um Flamengo desfalcado, no qual não se reconhece o campeão Brasileiro de 2009 com um atacante cujo peso já se mede em arrobas à frente do ataque. Patético.

É um título bonitinho e tal, mas não faz muita diferença. O Botafogo tem mais 38 jogos este ano, os 38 do campeonato Brasileiro, altamente desafiador pela forma em que é encravado no calendário nacional, com quase dois meses de jogos duas vezes por semana. A defesa apesar de bem postada cai em algumas inconsistências ainda, uma das bases do trio de zagueiros é que pelo menos um saiba jogar bola, coisa que nem Fahel, Antonio Carlos ou Fabio Ferreira sabem fazer. No meio, Leandro Guerreiro que pese o título, pra mim ainda tem cara de fracasso. Outros jogadores pouco expressivos e longe de uma boa forma dificultam a chegada de uma bola com mais qualidade à Herrera e Abreu. Renato Cajá e Tulio Souza fizeram partidas não mais que medianas hoje. Lucio Flávio não apresenta um grande futebol há tempos. Quem vai nos defender? Sonhar com as quatro primeiras colocações do Brasileiro é um delírio, mas falar isso é um desrespeito épico ao torcedor, deste cidadão que trouxe o Mal e o Mau(ro Ney Palmeiro) para a alcova alvinegra.

Este é meu resumo: Campeonato Carioca, grandes merda, quinta final seguida, tirando 2007, esse time não almejou nada de decente, ou seja: Utilizá-lo como parâmetro é uma evidência de estupidez. A tanguinha não vai servir pra entrarmos na festa dos primeiros do brasileirão, onde todo mundo vai de passeio completo

O Brasileirão começa em 20 dias, o primeiro adversário é o Fantástico Santos. O bom período de preparação só deve ser quebrado por um jogo inútil contra o corinthians que a diretoria está querendo arranjar, quero lembrar que 20 dias no Brasil é o dobro da pré-temporada...

Um comentário:

  1. Acho que o Botafogo vai ficar no meio da tabela.
    Acho que o Botafogo vai tomar uma cipoada épica do Santos.
    Acho que o Botafogo vai ter que contratar se quiser tentar ir pra Libertadores, e contratar bem pacaralho.
    Acho que se o Botafogo demitir o Joel... vai ser rebaixado.
    Acho que o Botafogo tem seus méritos por ganhar o carioca, mas isso está sendo usado como pretexto pra encobrir s falhas do time.

    Mas apesar de tudo isso!
    Acho que vocês botafoguenses são chorões demais =]

    ResponderExcluir